Carregando...
JusBrasil - Política
24 de abril de 2014

Riotur lança projeto Anfitriões do futuro

Publicado por Prefeitura do Rio de Janeiro (extraído pelo JusBrasil) - 2 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A Riotur lança hoje, dia 19, o projeto Anfitriões do Futuro, no Parque Lage, voltado para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal. A iniciativa complementa o aprendizado escolar e prepara os alunos para os grandes eventos que a cidade vai receber nos próximos anos, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

As crianças, entre 9 e 11 anos, vão conhecer os encantos e a história dos pontos turísticos do Rio, como o Jardim Botânico, além de participar de ações educativas que mostram a importância do turismo, da preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente.

- O Rio vai sediar eventos importantes como a Copa do Mundo, Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações e Jogos Olímpicos, e é importante fazer com que essas crianças tenham orgulho de ser carioca hoje, para que amanhã possam ser anfitriãs felizes em mostrar o que nós temos de melhor. Para se tornar um anfitrião do futuro, cada criança deve se sentir parte da cidade e fazer dela a sua casa - disse o secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, ressaltando que atividades com este perfil melhoram a autoestima e refletem positivamente no desempenho escolar.

As visitas acontecem de março a junho e de agosto a novembro de 2012. Dois ônibus turísticos, com capacidade para 45 crianças cada um, levarão os alunos para roteiros pré-definidos pelos principais atrativos da cidade, entre eles Parque Lage, Base Aérea de Santa Cruz, Real Gabinete Português de Leitura, Museu da Vida, Centro Cultural Banco do Brasil, Mosteiro de São Bento, Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República. Os passeios são gratuitos e acontecerão de 2º a 6ª feira. Um lanche vai ser oferecido durante o horário do passeio e no final os alunos receberão um certificado de participação com seu nome. Serão beneficiados 13,5 mil estudantes até o final do primeiro ano de projeto.

- Com esse projeto, nossos alunos terão a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro, ampliando seus horizontes e se apoderando dos espaços da cidade. Muitos dos nossos alunos nunca saíram de suas comunidades ou viram os principais pontos turísticos do Rio. Além disso, esse projeto tem como pano de fundo a questão da importância da preservação do meio-ambiente e do patrimônio físico e cultural da cidade, fatores básicos para uma vida cidadã responsável e de qualidade - explica a subsecretária municipal de Ensino, Helena Bomeny.

O Anfitriões do Futuro não beneficia apenas os alunos do ensino público: guias, monitores e motoristas foram treinados especialmente para o projeto, participando de 40 horas de aulas presenciais nas quais tiveram que elaborar roteiros, realizar procedimentos operacionais específicos e demonstrar conhecimento sobre história, geografia, obras públicas e atrativos relacionados ao turismo no Rio de Janeiro. Tópicos como animação cultural, meio ambiente, relações humanas, como trabalhar com alunos, procedimento operacional padrão e administração de problemas também fizeram parte da grade.

Concurso cultural

Depois de cada passeio, as crianças poderão se inscrever no site do projeto (www.anfitrioesdofuturo.com.br) para participar de um concurso cultural em que deverão responder à pergunta O que é ser um Anfitrião do Futuro?. O autor da melhor frase (apuração mensal) ganhará um passeio de helicóptero sobre a cidade, com direito a um acompanhante.

O projeto também tem um cunho sustentável: durante os roteiros, as crianças ganharão um kit-aluno que consiste em uma sacola ecológica; o certificado de participação; um folder com o programa do Projeto, com o roteiro e a história de cada ponto turístico; lanche e um saco de lixo de plástico biodegradável para guardar seu lixo pessoal durante o passeio.

Anfitriões do Futuro é um projeto da Riotur realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Piraquê (que fornece os lanches) e da Rede DOr/São Luiz (supervisão de segurança durante os passeios).

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-r-janeiro.jusbrasil.com.br/politica/8514797/riotur-lanca-projeto-anfitrioes-do-futuro