Carregando...
JusBrasil - Política
24 de abril de 2014

Prefeitura do Rio inaugura UPA 24 Horas no Engenho de Dentro

Publicado por Prefeitura do Rio de Janeiro (extraído pelo JusBrasil) - 3 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, inauguraram na manhã deste domingo, dia 12, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Engenho de Dentro, na Zona Norte.. Localizada junto ao Instituto Municipal Nise da Silvira, a nova unidade tem capacidade para realizar nove mil atendimentos mensais, beneficiando cerca de 150 mil pessoas que vivem na região. Com o funcionamento desta unidade, as UPAs do Município passam a beneficiar mais de 1 milhão de pessoas.

Em cerimônia que também reuniu o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, e os secretários municipais de Obras, Alexandre Pinto, e de Conservação, Carlos Roberto Osório, o prefeito do Rio destacou a fase de crescimento que a saúde do Rio de Janeiro vive.

- Estamos investindo na saúde no Rio de Janeiro para melhorar a vida das pessoas. A construção das UPAs e Clínicas da Família têm como um dos objetivos desafogar o atendimento das emergências dos grandes hospitais e oferecer atendimento de qualidade próximo à população - disse o prefeito, complementando que as pessoas que não tiverem condições de pagar por um plano de saúde serão tratadas com "muito carinho".

O secretário municipal de Saúde explicou a diferença entre o serviço oferecido pelas UPAs e pelas Clínicas da Família, outra modalidade de atendimento na área de saúde criada pela Prefeitura:

- A UPA representa uma etapa fundamental no atendimento da população porque é algo que se faz 24 horas, disponível para as pequenas emergências. As Clínicas da Família representam um universo totalmente diferente, voltado à prevenção, ao cuidado continuado de doenças crônicas - disse Hans Dohmann, garantindo que as UPAS poderão desafogar as emergências dos hospitais.

- A maior parte das pessoas que procuram atendimento nos hospitais têm problemas que podem, e devem, ser resolvidos nas UPAs. Para se ter uma idéia, mais de 90% dos atendimentos das UPAs são resolvidos sem a necessidade de remoção para os hospitais, o que mostra que essas unidades possuem condição de atendimento muito melhor do que os grandes hospitais para essas situações. Havendo necessidade de internação, as unidades contam com ambulâncias disponíveis 24 horas - concluiu o secretário.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, destacou o empenho da atual administração municipal em solucionar os problemas na saúde do Rio:

- A UPA do Engenho de Dentro é uma unidade fantástica, que atende a pequenas emergências, realiza exames e disponibiliza os resultados na hora. Além disso, os pacientes contam com uma ambulância bem equipada para a necessidade de remoção.

Projetada e construída pela RioUrbe, a UPA possui 1.300 metros quadrados de área construída. Dispõe de consultórios médicos, consultório odontológico, duas salas de classificação de risco e um consultório de atendimento social. Os pacientes também contam com sala de imobilização, sutura, laboratório de análises clínicas e raios-x, além de farmácia e salas para exames de eletrocardiograma, coleta de sangue, nebulização e medicação. Para isso, foram investidos R$ 4 milhões, sendo R$ 615 mil aplicados na urbanização do terreno no entorno da unidade.

Um dos destaques da nova unidade fica por conta de suas paredes internas, que apresentam imagens de obras expostas no Museu de Imagens do Inconsciente, que funciona no Instituto Nise da Silveira.

As UPAs integram o Programa Saúde Presente e, segundo a Secretária Municipal de Saúde, até o final de 2012 a cidade contará com 20 unidades municipais. Até o fim do ano serão inauguradas mais três unidades nos bairros de Madureira Costa Barros e Senador Camará.

A UPA do Engenho de Dentro fica na Rua Dr. Leal, esquina com a Rua Bernardo.

Texto: Flávia David

Fotos: J.P. Engelbrecht

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-r-janeiro.jusbrasil.com.br/politica/5794489/prefeitura-do-rio-inaugura-upa-24-horas-no-engenho-de-dentro